A Oração e a Vontade de Deus–EBD

Comentei em uma de nossas aulas que essas lição seria muito especial, pois trata de uma questão, da qual sempre terá uma mistério contido no seu bojo.

Essa questão é sempre levantada quando acontece algum acidente natural, ou quando somos atingidos por tragédias. Dizemos na nossa revolta, cadê Deus no meio disso tudo. Quando tomamos conhecimentos de Anjos (Crianças pequenas), que sofreram abusos ou foram assassinadas de forma brutal. No nosso devaneio humanístico, queremos enxergar o mundo sem Deus, pelos menos sem esse Deus que não está nem ae, para a dor de seus filhos.

Será que Deus se preocupa conosco realmente? Como fica a vontade de Deus diante das grandes Tragédias da Humanidade? Deus é o culpado por todos os males do mundo? Não´perca a super lição do Domingo Próximo e tenhas suas perguntas respondidas.

 

Um pequeno resumo da Lição:

licao9-pmo-resumohenrique

 

 

 

 

 

 

 

 

Orar em Grego: proseuchomai - orar a Deus; como em suplicação ou adoração - (Strong’s)

Vontade em Grego: thelema (grego), determinação, escolha, propósito, decreto.

 

OBSERVAÇÂO:

Não perca o Café da Manhã de 8: 30 às 9: 00

5 comentários:

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.

O Ministério da Intercessão–EBD

Um enfoque técnico do estudo que teremos no Domingo, quero um melhor aproveitamento da classe. Então estarei passando alguns detalhes aqui de Exegese Bíblia para dá suporte ao conteúdo programado.

Resumo da lição:

7c996e5818300889e37a3e1001cc8927

      O  que é Intercessão?

Segundo os Católico:

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a intercessão "consiste no pedir em favor doutro. Ela conforma-nos e une-nos à oração de Jesus que intercede junto de Deus Pai por todos os homens, em especial pelos pecadores. A intercessão deve estender-se também aos inimigos" (n. 554).
pt.wikipedia.org/wiki/Intercessão

 

Segundo os Evangelicos:

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.

Segundo o Hebraico:

Paga (hebraico) - Vem da raiz de uma palavra que significa "colidir pela violência". Paga segundo a Concordância de Strong, quer dizer: "colidir, encontrar, por acidente ou violência, ou (figuradamente) pela importunação. Vir (entre), suplicar, cair (sobre), fazer intercessão, interceder, pleitear, prostrar, encontrar com (juntos), suplicar, orar, alcançar, correr". É esta a palavra usada em Is. 55:12; Jr. 7:16; 27:18; 36:25. O Léxico Hebraico-Caldeu do Velho Testamento, de H.W.F. Gesenius, ressalta vários significados existentes na raiz da palavra. Destacamos: "Vir sobre ou contra, quer de propósito ou acidentalmente, quer violenta ou levemente; num bom sentido, assaltar alguém com petições, orações; instá-lo; encontrar-se com; alcançar alguém; fazer uma aliança com alguém..." Interessantes são também as expressões: "colocar-se na brecha", para defender alguém (Ez. 13:5; 22:30; SI. 106:23) e "erguer um muro em torno de alguém" (Ez. 13:6; 22:30).

 

Segundo o Grego:

Ënteuxis (grego) - (substantivo) De acordo com W. E. Vine, em seu Expository Dictionary of the New Testament Words, "primariamente denota encontrar-se com; então, uma conversação; uma petição; é um termo técnico de aproximação de um rei, bem como para a aproximação de DEUS em intercessão; é traduzido para oração em  I Tm. 4:5 e no plural em I Tm. 2:1 (isto é, procurando a presença e ouvindo de DEUS a favor de outros). Entugchano (grego) - (verbo) Segundo W. E. Vine, "primariamente harmonizar-se com, encontrar-se com o fim de conversar; então, fazer petição, especialmente intercessão, pleitear com uma pessoa, tanto a favor quanto contra outros;   (a) contra: At. 25:24; Rm. 11:2;  (b) a favor: Rm. 8:27,34; Hb. 7:25. Huperentugcha no grego) - Interceder a favor de; fazer intercessão por.  Interceder, segundo o Dicionário de Aurélio, é "pedir, rogar, suplicar (por outrem); intervir (a favor de alguém ou de algo)" O Dicionário da Bíblia, de Nelson, declara: "O ato de peticionar a DEUS ou orar a favor de outra pessoa ou grupo."

A intercessão é a oração mais preciosa diante de Deus pois a pessoa deixa de pedir para si e de olhar para seus interesses e pensa no proximo, isso toca o coração de Deus de jeito. Você pode acompanhar na Palavra de Deus, no Livro de Jó, quando ele pára de se perguntar o que aconteceu, e pára de procurar culpados e culpar em si mesmo, e ora pelos se amigos. A Bíblia diz e então Deus Virou o cativeiro de jó enquanto ele orava pelo seus amigos.

OBSERVAÇÃO:

Não esqueça o café da manhã.

1 comentários:

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.