LIÇÃO 10: OS MILAGRES DE JESUS

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O MINISTÉRIO DE ENSINO DE JESUS EBD LIÇÃO 9

Verbetes:

Ensinador: A origem etimológica de doutor vem de DOCTOR, que em latim significa “ensinador”, e de DOCERE, que em latim significa “ensinar” (veja que a raiz etimológica da palavra remonta ao trabalho intelectual acadêmico, e não à prática clínica ou jurídica).

ENSINO:
Do grego didaquê. Daqui vem a palavra didático. É a capacidade dada por Deus para expormos com clareza e convicção as verdades do ensino de Cristo.

Mestre - hb. : A segunda letra da palavra shalom é lâmed. Seu valor numérico é 30. Em hebraico significa aprender. A palavra para mestre em hebraico é melâmed.;

RABI- Mestre. Também se refere aos que tomam os primeiros lugares na sinagoga.

Rabi Rabino: dentro do Judaísmo significa “professor , mestre ” ou literalmente “grande”.

A palavra “Rabbi” (”Meu Mestre”) deriva da raiz hebraica Rav , que no hebraico bíblico significa “grande” ou “distinto (em conhecimento).

João 3:2: Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

No Grego:

O vocábulo mestre vem do termo grego didaskalos, que quer dizer “professor”, “mestre” ou “aquele/a que transmite um conhecimento”..

RABINO- Título dado a uma pessoa mestre em direito judaico, na lei ou Torah.

BAAL: (Bibli). Termo semítico que significa mestre, senhor, aplicado primeiramente a Hadad, deus cananeu da tempestade e da vegetação, deus do monte Líbano e do Carmelo

alef: aluf-mestre;

Significado: O Rebe explica que o alef tem três significados diferentes.

O primeiro é aluf, que significa mestre ou chefe. A definição de Aluf é “mestre”.

O segundo é ulfana, uma escola de aprendizado ou professor.

O terceiro significado é atingido ao se ler as letras da palavra de trás para a frente - pela (pronunciada pelê) - maravilhosa.

Ulfana significa ‘escola” ou “professor”.

Não apenas apresentamos D’us como Criador do universo, mas também como o Professor de toda a humanidade.

O papel de Deus como professor é revelado com sua apresentação da Torá ao povo judeu.

A Torá, com suas 613 mitsvot ou leis, nos ensina o que devemos fazer, e o que não devemos fazer. Através da sabedoria Divina de Seu livro, Deus estabeleceu-Se no mundo ao nível do supremo Professor.

Finalmente, temos o terceiro significado de alef: pelê, “maravilhoso” que representa o nível místico da Tora.

Isaías 9. 6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Conhecido como os “ensinamentos de Mashiach”, estes segredos da Torá compreendem seu nível mais elevado.Segundo os Evangelhos, Jesus dedicou mais tempo a seus discípulos, ensinando-os e preparando-os para o cumprimento da missão. Nos dando a entender que o Ensino, é sobre tudo uma atividade que acompanham o carisma apostólico dos diversos dons e ministérios, sobretudo do ministério pastoral.

I Tm3.2: É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 4.11: Manda estas coisas e ensina-as.

O ensino é ação ministerial que alimenta estes aspectos da missão da Igreja e prepara a membresia para atuar no cumprimento integral do Evangelho de Jesus Cristo

E isto Jesus Cristo nos deixou como exemplo a ser cumprido.

Por isto devemos procurar ensinar com sabedoria:

Primeiro a do Espírito Santo;

Segundo com a constante procura de conhecer, manejar bem a Palavra de Deus, o que Jesus Cristo, já fazia desde a tenra idade, inclusive aos 12 anos o encontramos disputando com o doutores no Templo.

Didaskalos aparece como o terceiro dom espiritual de um grupo de três. Era o ofício na Igreja Primitiva de explicar aos outros a fé cristã e providenciar uma exposição cristã do Antigo Testamento.

I Coríntios 12.28: E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Vemos, portanto, que a função de ser mestre é um dom (ou talento) dado por Deus.

EXÓRDIO:

Ensinar, exige algumas qualidades do ensinador, exige método de ensino e interesse dos alunos ou discípulos:

Jesus tinha todos estes componentes em seu Ministério:

Método;

Discípulos;

Discípulos interessados.

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MISSÕES É...



Missões é feito: Com os pés dos que vão; Com às mãos dos que contribuem; E com os joelhos dos que oram.

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CULTO DE LIBERTAÇÃO

Data: TODA QUARTA-FEIRA - Hora: 19:00

Local: ASSEMBLÉIA de DEUS central em jardim ulisses. r. Maria Leopoldina, 718. posto 13. ni. rj

O culto de Libertação, têm sido uma benção para glória de DEUS, temos uma equipe dinãmica que vive em jejum e oração. Cada culto um movimento diferente, varios cantoes e pregadores, passam por nosso pulpito toda semana. VOCê É O NOSSO CONVIDADO.

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ENCONTROS E DESENCONTROS

TEXTO: Lucas 10.25-37

Propósito Geral: Consagratório.

Afirmação Teológica: Uma das grandes verdades deste texto bíblico é esta:

SOMENTE OS RELACIONAMENTOS BASEADOS NO AMOR
ESTÃO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.

Jesus contou esta parábola para ilustrar Seu ensinamento sobre o amor ao próximo. Nela, o personagem principal - o homem que foi assaltado - teve três encontros: com os ladrões, com os religiosos e com o samaritano, cada qual, com suas atitudes, demonstrou um sentimento diferente para com ele.

Vejamos os SENTIMENTOS que orientaram cada destes encontros:


1. SEU PRIMEIRO ENCONTRO FOI COM O EGOÍSMO (dos ladrões)
A filosofia do egoísta é: Tudo que é meu é meu, e tudo o que é seu será meu também! Nem que seja à força.

Um relacionamento orientado pelo egoísmo, tal como num assalto, constata-se quando:
- Um domina o outro.
- Um causa ao outro dor, humilhação, sentimento de impotência, dano.
- Um impõe ao outro sua vontade e seus caprichos (ao mesmo tempo em que não abre mão de seus prazeres e direitos individuais).
- Um arranca do outro tudo o que o outro tem de bom (e depois o joga fora).

É o tipo de relacionamento que sempre derruba o outro.
É o tipo de relacionamento que sempre terá final infeliz.



2. SEU SEGUNDO ENCONTRO FOI COM A INDIFERENÇA (dos religiosos)
A filosofia do indiferente é: Tudo que é meu é meu; tudo o que é seu é seu.

Um relacionamento orientado pela indiferença constata-se quando um demonstra com suas atitudes que não se importa verdadeiramente com o outro:
- Um não tem tempo para o outro.
- Um não se comove com a dor, as lágrimas e o sofrimento do outro.
- Um não prioriza o outro em sua vida.

É o tipo de relacionamento que nada faz para levantar o outro.
É o tipo de relacionamento que praticamente já chegou ao fim.



3. SEU TERCEIRO ENCONTRO FOI COM O AMOR (do samaritano)
A filosofia do amor: Tudo que é meu é seu.
[Nota: o verdadeiro amor se expressa em ações concretas em favor do outro]

O amor está presente nos relacionamentos em que um se importa verdadeiramente com o outro:
- Um se compadece da dor, das lágrimas e do sofrimento do outro.
- Um socorre, ajuda e cura as feridas do outro.
- Um tem todo o tempo do mundo para o outro.
- Um prioriza o outro em sua vida.
- Um faz de tudo para levantar o outro, até o limite das próprias forças e, se preciso for, busca ajuda externa, até que o outro esteja curado.

É o único tipo de relacionamento que levanta o outro.
É o único tipo de relacionamento que pode ter final feliz.



CONCLUSÃO
O egoísmo só pensa em explorar e derrubar o outro, a indiferença nada faz para o levantar, mas, o verdadeiro amor nos faz ir ao limite das nossas forças para salvá-lo.

Somente relacionamentos baseados no amor estão de acordo com a vontade de Deus.

"Vai e faze da mesma maneira".


Aleluia.
Deus seja louvado!


Autoria: Pr Franco

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O VENDEDOR DE PERGAMINHOS


O texto começa dizendo que Jesus, se assentou antes uma grande multidão, que queria lhe ouvir. O texto é tão profundo que chega a descrever a posição da multidão- “em pé”, pra ouvir as palavras que mudariam suas vidas para sempre.
Deixe-me antecipar o fim da história , Jesus disse que "o que eles ouviam não entenderiam", e revelou aos seus Apóstolos aparte o que significava, numa exposição especial (Mt 13: 10-23).
Pois bem, comparando Escritura com Escritura nós sabemos o que significa, porém quero lhes contar um fato que ocorreu naquela época a famosa História do Vendedor de Pergaminhos, vida de um comerciante que estava no meio da multidão, na hora que Jesus contou A Parábola do Semeador. Porém ele não pegou a segunda parte da exposição.

O nome dele Josué da família de Efraim, e era um vendedor de pergaminhos, nas portas das sinagogas de Jerusalém.
Tinha ido à casa dos escribas, onde os escribas escreviam as leis, histórias do antigo testamento como a de Rute, Ester e o próprio antigo testamento, ele foi buscar mercadoria, pois já estava no final de seu estoque. Mas Josué passava por grande sufoco pois muitas pessoas compravam fiado, e como Roma tinha aumentado os impostos, o comércio começou a sofrer, era época de grande aperto financeiro. Quando o escriba chefe , que era um escriba muito sério, viu Josué, imediatamente o cobrou, pedindo que posse sua situação em ordem pois ele iria parar de vender pra Josué.

Ele muito triste pediu mais um prazo, mais paciência, Pediu desculpas e suplicou mais tempo pra pagar alegando que a situação estava feia pra todos. Como não tinha jeito mesmo o escriba deu mais uma oportunidade, cedeu pra ele a mercadoria fazendo novas ameaças.
Com o coração embargado e a alma cheia de agonia, pensando mil coisas. Mudar de profissão, talvez mudar de cidade, quem sabe ir pra Etiópia que estava crescendo assustadoramente, quem sabe ir pra Grécia, havia pessoas muito chegada dele morando em Atenas, e naqueles dias era o centro da cultura e do conhecimento.
Mas Josué vem choramingando pelo caminho, quando chega no porto, paga sua passagem, pois precisava embarcar para ir até Jerusalém, como faltava uma hora pro barco zarpar, sentou na beira da praia e ficou sentado aguardando... derrepente uma grande multidão se ajunta, ele não entendendo nada pergunta a alguém o que está acontecendo?

- Jesus de Nazaré está vindo e certamente vai trazer um grande ensino, pois ele é poderoso em obras e palavras ( respondem )

-Esse é aquele milagreiro que dizem, faz muitas coisas interessantes (Josué)

- Ele só pode ser o messias (respondem)

Ele ficou intrigado, pensativo, perturbado, entregue a lamúria, e procurando um jeito de por dinheiro no bolso.

ALGUÉM GRITA:

- O MESTRE ESTÁ VINDO!

Josué olha praquele homem de olhar puro, aspecto gentil, vindo no meio de uma grandes multidão, e sempre com os dozes e diversos discípulos que o seguiam...
Quando ele se deu conta, já estava no meio daquela grande multidão aguardando Jesus, Jesus passa entra no barco vai até a ponta e senta, tendo em sua frente uma grande audiência que em silencio esperava o que sairia dos lábios do Eterno, o único barulho que se ouvia era das ondas batendo na praia.

Jesus rompe o silencio e diz :

EIS QUE O SEMEADOR SAIU A SEMEAR
E, QUANDO SEMEAVA, UMA PARTE DA SEMENTE CAIU AO PÉ
DO CAMINHO, E VIERAM AS AVES, E COMERAM-NA;
E OUTRA PARTE CAIU EM PEDREGAIS, ONDE NÃO HAVIA TERRA
BASTANTE, E LOGO NASCEU, PORQUE NÃO TINHA TERRA FUNDA;
MAS, VINDO O SOL, QUEIMOU-SE, E SECOU-SE, PORQUE NÃO TINHA
RAIZ.
E OUTRA CAIU ENTRE ESPINHOS, E OS ESPINHOS CRESCERAM,
E SUFOCARA-NA.
E OUTRA CAIU EM BOA TERRA, E DEU FRUTO: UM A CEM, OUTRO
A SESSENTA E OUTRO A TRINTA.

MATEUS 13: 3-8

Jesus não particularizou ou espiritualizou essa parábola, na verdade ele não explicou pro povo o que significava, somente os discípulos tiveram acesso à explicação...
Josué quando ouviu essa mensagem abriu seu coração e tomou posse daquela mensagem.
Mas observe como ele interpretou...

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