O MINISTÉRIO DE ENSINO DE JESUS EBD LIÇÃO 9

Verbetes:

Ensinador: A origem etimológica de doutor vem de DOCTOR, que em latim significa “ensinador”, e de DOCERE, que em latim significa “ensinar” (veja que a raiz etimológica da palavra remonta ao trabalho intelectual acadêmico, e não à prática clínica ou jurídica).

ENSINO:
Do grego didaquê. Daqui vem a palavra didático. É a capacidade dada por Deus para expormos com clareza e convicção as verdades do ensino de Cristo.

Mestre - hb. : A segunda letra da palavra shalom é lâmed. Seu valor numérico é 30. Em hebraico significa aprender. A palavra para mestre em hebraico é melâmed.;

RABI- Mestre. Também se refere aos que tomam os primeiros lugares na sinagoga.

Rabi Rabino: dentro do Judaísmo significa “professor , mestre ” ou literalmente “grande”.

A palavra “Rabbi” (”Meu Mestre”) deriva da raiz hebraica Rav , que no hebraico bíblico significa “grande” ou “distinto (em conhecimento).

João 3:2: Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

No Grego:

O vocábulo mestre vem do termo grego didaskalos, que quer dizer “professor”, “mestre” ou “aquele/a que transmite um conhecimento”..

RABINO- Título dado a uma pessoa mestre em direito judaico, na lei ou Torah.

BAAL: (Bibli). Termo semítico que significa mestre, senhor, aplicado primeiramente a Hadad, deus cananeu da tempestade e da vegetação, deus do monte Líbano e do Carmelo

alef: aluf-mestre;

Significado: O Rebe explica que o alef tem três significados diferentes.

O primeiro é aluf, que significa mestre ou chefe. A definição de Aluf é “mestre”.

O segundo é ulfana, uma escola de aprendizado ou professor.

O terceiro significado é atingido ao se ler as letras da palavra de trás para a frente - pela (pronunciada pelê) - maravilhosa.

Ulfana significa ‘escola” ou “professor”.

Não apenas apresentamos D’us como Criador do universo, mas também como o Professor de toda a humanidade.

O papel de Deus como professor é revelado com sua apresentação da Torá ao povo judeu.

A Torá, com suas 613 mitsvot ou leis, nos ensina o que devemos fazer, e o que não devemos fazer. Através da sabedoria Divina de Seu livro, Deus estabeleceu-Se no mundo ao nível do supremo Professor.

Finalmente, temos o terceiro significado de alef: pelê, “maravilhoso” que representa o nível místico da Tora.

Isaías 9. 6: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Conhecido como os “ensinamentos de Mashiach”, estes segredos da Torá compreendem seu nível mais elevado.Segundo os Evangelhos, Jesus dedicou mais tempo a seus discípulos, ensinando-os e preparando-os para o cumprimento da missão. Nos dando a entender que o Ensino, é sobre tudo uma atividade que acompanham o carisma apostólico dos diversos dons e ministérios, sobretudo do ministério pastoral.

I Tm3.2: É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 4.11: Manda estas coisas e ensina-as.

O ensino é ação ministerial que alimenta estes aspectos da missão da Igreja e prepara a membresia para atuar no cumprimento integral do Evangelho de Jesus Cristo

E isto Jesus Cristo nos deixou como exemplo a ser cumprido.

Por isto devemos procurar ensinar com sabedoria:

Primeiro a do Espírito Santo;

Segundo com a constante procura de conhecer, manejar bem a Palavra de Deus, o que Jesus Cristo, já fazia desde a tenra idade, inclusive aos 12 anos o encontramos disputando com o doutores no Templo.

Didaskalos aparece como o terceiro dom espiritual de um grupo de três. Era o ofício na Igreja Primitiva de explicar aos outros a fé cristã e providenciar uma exposição cristã do Antigo Testamento.

I Coríntios 12.28: E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Vemos, portanto, que a função de ser mestre é um dom (ou talento) dado por Deus.

EXÓRDIO:

Ensinar, exige algumas qualidades do ensinador, exige método de ensino e interesse dos alunos ou discípulos:

Jesus tinha todos estes componentes em seu Ministério:

Método;

Discípulos;

Discípulos interessados.

0 comentários:

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.