O VENDEDOR DE PERGAMINHOS


O texto começa dizendo que Jesus, se assentou antes uma grande multidão, que queria lhe ouvir. O texto é tão profundo que chega a descrever a posição da multidão- “em pé”, pra ouvir as palavras que mudariam suas vidas para sempre.
Deixe-me antecipar o fim da história , Jesus disse que "o que eles ouviam não entenderiam", e revelou aos seus Apóstolos aparte o que significava, numa exposição especial (Mt 13: 10-23).
Pois bem, comparando Escritura com Escritura nós sabemos o que significa, porém quero lhes contar um fato que ocorreu naquela época a famosa História do Vendedor de Pergaminhos, vida de um comerciante que estava no meio da multidão, na hora que Jesus contou A Parábola do Semeador. Porém ele não pegou a segunda parte da exposição.

O nome dele Josué da família de Efraim, e era um vendedor de pergaminhos, nas portas das sinagogas de Jerusalém.
Tinha ido à casa dos escribas, onde os escribas escreviam as leis, histórias do antigo testamento como a de Rute, Ester e o próprio antigo testamento, ele foi buscar mercadoria, pois já estava no final de seu estoque. Mas Josué passava por grande sufoco pois muitas pessoas compravam fiado, e como Roma tinha aumentado os impostos, o comércio começou a sofrer, era época de grande aperto financeiro. Quando o escriba chefe , que era um escriba muito sério, viu Josué, imediatamente o cobrou, pedindo que posse sua situação em ordem pois ele iria parar de vender pra Josué.

Ele muito triste pediu mais um prazo, mais paciência, Pediu desculpas e suplicou mais tempo pra pagar alegando que a situação estava feia pra todos. Como não tinha jeito mesmo o escriba deu mais uma oportunidade, cedeu pra ele a mercadoria fazendo novas ameaças.
Com o coração embargado e a alma cheia de agonia, pensando mil coisas. Mudar de profissão, talvez mudar de cidade, quem sabe ir pra Etiópia que estava crescendo assustadoramente, quem sabe ir pra Grécia, havia pessoas muito chegada dele morando em Atenas, e naqueles dias era o centro da cultura e do conhecimento.
Mas Josué vem choramingando pelo caminho, quando chega no porto, paga sua passagem, pois precisava embarcar para ir até Jerusalém, como faltava uma hora pro barco zarpar, sentou na beira da praia e ficou sentado aguardando... derrepente uma grande multidão se ajunta, ele não entendendo nada pergunta a alguém o que está acontecendo?

- Jesus de Nazaré está vindo e certamente vai trazer um grande ensino, pois ele é poderoso em obras e palavras ( respondem )

-Esse é aquele milagreiro que dizem, faz muitas coisas interessantes (Josué)

- Ele só pode ser o messias (respondem)

Ele ficou intrigado, pensativo, perturbado, entregue a lamúria, e procurando um jeito de por dinheiro no bolso.

ALGUÉM GRITA:

- O MESTRE ESTÁ VINDO!

Josué olha praquele homem de olhar puro, aspecto gentil, vindo no meio de uma grandes multidão, e sempre com os dozes e diversos discípulos que o seguiam...
Quando ele se deu conta, já estava no meio daquela grande multidão aguardando Jesus, Jesus passa entra no barco vai até a ponta e senta, tendo em sua frente uma grande audiência que em silencio esperava o que sairia dos lábios do Eterno, o único barulho que se ouvia era das ondas batendo na praia.

Jesus rompe o silencio e diz :

EIS QUE O SEMEADOR SAIU A SEMEAR
E, QUANDO SEMEAVA, UMA PARTE DA SEMENTE CAIU AO PÉ
DO CAMINHO, E VIERAM AS AVES, E COMERAM-NA;
E OUTRA PARTE CAIU EM PEDREGAIS, ONDE NÃO HAVIA TERRA
BASTANTE, E LOGO NASCEU, PORQUE NÃO TINHA TERRA FUNDA;
MAS, VINDO O SOL, QUEIMOU-SE, E SECOU-SE, PORQUE NÃO TINHA
RAIZ.
E OUTRA CAIU ENTRE ESPINHOS, E OS ESPINHOS CRESCERAM,
E SUFOCARA-NA.
E OUTRA CAIU EM BOA TERRA, E DEU FRUTO: UM A CEM, OUTRO
A SESSENTA E OUTRO A TRINTA.

MATEUS 13: 3-8

Jesus não particularizou ou espiritualizou essa parábola, na verdade ele não explicou pro povo o que significava, somente os discípulos tiveram acesso à explicação...
Josué quando ouviu essa mensagem abriu seu coração e tomou posse daquela mensagem.
Mas observe como ele interpretou...

Um comentário:

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.