LIÇÃO 11 A COMPLETUDE DA BÍBLIA


Medite:

A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como
seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e
criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande
maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música
como um todo.
J. I. Packer

BAIXAR KLICK

TEXTO ÁUREO

"Porque eu testifico a todo aquele
que ouvir as palavras da profecia deste
livro que, se alguém lhes acrescentar
alguma coisa, Deus fará vir sobre
ele as pragas que estão escritas
neste livro" (Ap 22.18).

VERDADE PRATICA

É pecado gravíssimo adicionar, subtrair, substituir ou modificar qualquer parte da Palavra de Deus.


LEITURA DIÁRIA

Segunda-Ap 22.18,19
Condenação àqueles que alteram a Palavra de Deus
Terça-2 Pé 2.l,2
A nociva missão dos falsos doutores
Quarta-2 Pé 3.16
Os indoutos torcem as Escrituras
Quinta-feira - Jd v.3
O dever espiritual do cristão
Sexta - 2 Jo v.9
Perseverança na doutrina de Cristo
Sábado - Fp 3.18
Inimigos da cruz de Cristo


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


2 Pedro 1.16-21; 2.1.
16 - Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,
1 7 -porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi
dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 - f ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos,como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21- porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 2
l- E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.



INTRODUÇÃO

É um pecado abominável adicionar, subtrair ou modificar qualquer parte das Escrituras, pois foi escrita por inspiração e revelação divinas. Por ser completa e infalível, ela não precisa de quaisquer acréscimos ou revisões em seu conteúdo e mensagem.

I - A COMPLETUDE DA BÍBLIA

1.A Bíblia é completa em seu conteúdo.

O conteúdo bíblico não pode sofrer quaisquer alterações, pois tudo o que foi escrito teve a supervisão e aprovação do Espírito Santo (2 Pe 1.20-21; |s40.8).

2. A Bíblia é completa em sua mensagem.

A mensagem das Escrituras é perfeitamente completa. Ela é fruto da revelação que Deus fez de si mesmo à humanidade. Vejamos:

a) Completa em sua mensgem salvíflca. A Bíblia é completa quanto à mensagem de salvação para o homem perdido. Ela está centrada no amor incondicional de Deus à humanidade. Tanto é que Jesus, nosso amado Salvador, é o tema central desse Santo Livro. Nas Escrituras não há lugar para outros salvadores ou mediadores
go 14.6; At 4.12; l Tm 2.5).

b) Completa em sua mensgem sobre a história humana. A Bíblia mostra que a história da humanidade é linear: tem começo e fim. A partir da criação do primeiro casal, passando pela Queda e Redenção por meio de Cristo, a história do homem chegará a seu desfecho num tempo em que a Escritura denomina "consumação dos séculos" (Mt 13.49; 28.20). Após isso, (Mt 24.14; l Co l 5.24), Deus continuará executando seus eternos propósitos para o universo: "novos céus e nova terra" surgirão (Is 65.17; 2 Pé 3.13; Ap 21.1).

II - DETURPAÇÃO DA COMPLETUDE DA BÍBLIA

l.Por adição.

No Apocalipse, Jesus advertiu-nos quanto ao perigo de se adicionar qualquer coisa à Palavra de Deus: "[...] se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro" (Ap 22.1 8). Infelizmente, os chamados "Testemunhas de Jeová" incorreram neste terrível pecado quando traduziram o texto de Jo 1.1 de forma equivocada. No
original está escrito: "o Verbo era Deus", todavia, eles traduziram "o Verbo era um deus". Ou seja, acrescentaram o artigo indefinido "um" e traduziram "Deus" com "d" minúsculo, assim negando a divindade de Cristo.

2.Por subtração.

Diz-nos o Apocalipse:"... e, se alguém tirar uaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro" (Ap 22.19). Não são poucos os falsos teólogos que têm procurado subtrair da Bíblia partes relevantes, com a clara intenção de diminuir seu caráter divino e sentido de completude. Tais homens, célicos e presunçosos, costumam afirmar
que nem tudo o que está na Bíblia foi inspirado e revelado por Deus. Apregoam, inclusive, que não se
deve crer na concepção virginal de Cristo, em seus milagres e em sua ressurreição.

3.Por modificação.

Com a "inocente" intenção de contextualizar e adaptar a mensagem das Escrituras aos tempos pós-modernos, certas versões da Bíblia têm modificado palavras e até frases inteiras, a fim de alterar ou, pelo menos, atenuar o sentido da Palavra de Deus. Palavras como "sodomitas" e "efeminados" são retiradas e substituídas por outras mais indiretas ou amenas. Os 'Testemunhas de Jeová", por exemplo, modificaram o texto
de Cn l .2. Em vez de traduzirem a expressão original desse texto por "Espírito de Deus", verteram-na por
"força ativa de Deus".

4.Por substituição.

Muitas religiões e seitas dizem crer na Bíblia, mas não a consideram como "verdade absoluta de Deus para o homem". No catolicismo, por exemplo, as tradições e os dogmas têm a mesma autoridade das Escrituras; conforme declaração do Concílio de Trento (l 545). Na prática, a Bíblia foi preterida pela tradição humana (Mc 7.1 3).

Ill - AGRESSÕES À ORTODOXIA BÍBLICA

1.Livros ditos revelados.

Muitos autores de obras teológicas têm mais objetivos comerciais que espirituais. Alguns, inclusive, alegam ser possuidores da "última revelação" divina. Entretanto, seus livros não passam de engodos, e evidenciam graves distorções da Palavra de Deus.

2.Experiências pessoais.

Em muitas igrejas, há os que se apresentam como profetas, videntes ou portadores de uma unção especial. Alguns desses indivíduos afirmam que receberam uma "revelação" específica da parte Deus. Todavia, tais "revelações" não resistem ao escrutínio das Escrituras. Há muitas falsas doutrinas no meio evangélico baseadas unicamente em experiências pessoais. São muitas as invencionices da imaginação humana! (Cl 2.8). Nem profecia, nem sonho, nem revelação, nem experiência pessoal; por mais impactantes que sejam, têm autoridade semelhante ou superior à Bíblia Sagrada.

3.Novas teologias.

Há,em nossos dias, diversas "novas teolpgias" que agridem diretamente a mensagem bíblica. Uma delas, a teologia da prosperidade, assevera que "nenhum crente pode ser pobre ou adoecer". Seus
proponentes chegam a afirmar que o "crente é a encarnação de Deus". Diante desse falso ensino, entendemos porque os adeptos dessa doutrina anunciam que podem obter o que quiserem, pois segundo o que pensam, são deuses. Que abominação! Outra heresia não menos absurda é a divulgada pelo G-l 2. Eles ensinam que devemos perdoar todas as pessoas, inclusive, nossos antepassados e, por incrível que pareça, o próprio Deus. É uma aberração tão grande que dispensa comentários.

CONCLUSÃO
A Bíblia é sem igual! Não existe outro livro sequer semelhante a ela. É o Livro dos livros; é a inerrante e
completa Palavra de Deus. A ela não se pode acrescentar ou diminuir absolutamente nada.
Quem assim o fizer estará sob pena de maldição.











0 comentários:

ESTAREI OLHANDA E RESPONDENDO, O SEU COMENTÁRIO, OK.